Figura conhecida e respeitada no concelho. Tem uma trajetória de vida profundamente ligada à comunidade, ao serviço público e à valorização da agricultura e da cultura.
Natural de Vilar de Ledra, no concelho de Mirandela, reside em Murça desde 1982. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, desempenha funções como Técnico Superior na área da agricultura, na Divisão do Alto Douro da CCDR-Norte (CCDRN-IP).
O seu percurso profissional tem estado sempre ligado ao desenvolvimento rural. Antes da CCDR-N, exerceu também funções como Técnico Superior na antiga Direção Regional de Agricultura do Norte (DRAPNORTE), ao serviço do Ministério da Agricultura.
Para além da atividade técnica e profissional, Dionísio Fraga tem um vasto percurso de intervenção cívica no concelho de Murça. Foi Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Murça e Administrador Executivo da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, assumindo papéis relevantes no reforço das respostas sociais locais.
Também teve um papel ativo no setor da proteção civil, como dirigente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Murça.
No associativismo desportivo, faz parte da história do futebol de Murça. para além de guarda-redes durante várias épocas, e treinador de camadas jovens, fundou e presidiu à Associação de Veteranos do Murça Sport Clube, promovendo o espírito desportivo, a memória coletiva e a ligação entre gerações.
Em paralelo, é também poeta e escritor, com várias obras publicadas que refletem a riqueza cultural e a identidade transmontana. As suas publicações incluem:
“Por Terras de Ledra – Às Carrichas das Tradições”(2021)
“Cantata à Terra de Ledra”(2023)
“Murça – 800 Anos: Memória do Tempo” (2024)
“Betânia de Jerusalém – “Entre quem é…” (2025) – obra a lançar brevemente
Com um percurso que une o conhecimento técnico, a dedicação à comunidade e a paixão pela cultura, Dionísio Fraga apresenta-se como um candidato com um forte sentido de responsabilidade e compromisso com Murça, afirmando os valores do PSD e assumindo a missão de continuar a trabalhar para que Murça continue no bom caminho.
Enviar um comentário